SindProSBO repudia privatização da educação estadual
- Comunicação SindProSBO

- 30 de out. de 2024
- 1 min de leitura

O SindProSBO alerta: Privatizar a educação é privatizar o futuro das nossas crianças! Ontem, dia 29 de outubro, ocorreu o leilão de serviços de construção e gestão administrativa de 17 escolas estaduais, na Bolsa de Valores. Outras 16 escolas deverão ser leiloadas na próxima semana e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer ainda passar a gestão administrativa de mais 143 escolas estaduais para a iniciativa privada.
A empresa vencedora do primeiro leilão foi o Consórcio Novas Escolas Oeste SP que tem como empresa líder a Engeform Engenharia LTDA, a mesma que venceu a licitação para administrar sete cemitérios da capital, cuja gestão vem sendo alvo de denúncias de preços superfaturados de caixões e enterros, num total desrespeito aos mortos e a seus familiares. Nas escolas, a empresa será responsável pela merenda, internet, segurança, infraestrutura e limpeza das escolas.
A direção do SindProSBO reforça a luta do movimento sindical dos professores contra a privatização da educação. Se a categoria não se mobilizar, esse modelo privatista do governo estadual poderá ser replicado em prefeituras, atingindo também a rede municipal.
Ao contrário do que o governador Tarcísio defende para justificar a privatização, não existe separação entre gestão pedagógica e "não pedagógica". Todos os elementos da gestão escolar têm impacto no ensino e no aprendizado. Portanto, devem ser pensados por profissionais concursados e integrados ao sistema público educacional.







